O IMPI é baseado na combinação de apenas 10 indicadores municipais sobre a Primeira Infância, escolhidos após um processo de análise de mais de 100 indicadores existentes, considerando:
• a disponibilidade de dados para os 5.570 municípios do Brasil;
• a frequência e a confiabilidade desses dados;
• o grau de importância de cada um em possibilitar que crianças cresçam com saúde, educação e cuidados da família, em ambientes que estimulem seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico, emocional e social.
O IMPI é calculado para cada município, comparando seu desempenho em cada um dos 10 indicadores com municípios próximos definidos pela sua Região Geográfica Imediata (RGI), segundo a definição do IBGE. Para cada indicador, os municípios são listados em ordem do melhor para o pior desempenho. Em seguida, os municípios recebem pontos que indicam sua posição.
Por exemplo: considerando um município que está em uma RGI com um total de 17 municípios:
Se o município ficar em 1º lugar em determinado indicador, receberá 17 pontos. Este número de pontos vai decrescendo de acordo com a posição naquele indicador. Então, o município que for o 2º melhor receberá 16 pontos e assim por diante. Assim, o município que ficar por último, na 17ª posição, receberá 1 ponto. Essa pontuação é feita para cada um dos 10 indicadores. Em seguida, somam-se os pontos de cada município e divide-se pelo número de municípios daquela RGI. O resultado é o IMPI do município.
Continuando o exemplo acima em que a RGI tem 17 municípios, se um município for 1º lugar em 5 dos 10 indicadores, e 2º lugar nos outros 5 indicadores, este município obterá 165 pontos (5x17 + 5x16). Ao dividir este resultado pelo número de municípios (165/17), seu IMPI será 9,7. Em breve teremos um IMPI Capitais. Neste caso, além do IMPI calculado considerando sua Região Geográfica Imediata, é gerado também o IMPI Capitais, calculado com o mesmo método, mas considerando o grupo de capitais estaduais mais o Distrito Federal.
O IMPI foi inspirado em três plataformas digitais com grande número de indicadores sobre a Primeira Infância no Brasil:
• Observa, da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI);
• Primeira Infância Primeiro (PIP), da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal;
• Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), de uma equipe de pesquisadores.